Vulcão do Monte Etna

Vulcano Etna by Carmelo Imbesi

Monte Etna Itália,  o Vulcão maior e mais ativo da Europa, entrou novamente  em erupção em 14 de Dezembro de 2013, regando a ilha da Sicília com rochas vulcânicas afiadas e cinza pesada .

As explosões fortes mais altas do que as erupções “habituais” das ultimas semanas,  sentiram-se muito fortes, visto que eram acompanhadas de grandes  tremores, o Aeroporto de Catânia foi encerrado.

A ultima erupção de 24 de Novembro 2013 foi forte o suficiente para empurrar os materiais centenas de quilómetros em todo o Estreito de Messina para a Itália continental.

Talvez o mais notável, no entanto, foi a resposta dos moradores da Sicília as chuvas vulcânicas que optaram por caminhar pelas ruas com guarda-chuvas abertos,  as mulheres idosas a varrer  as cinzas que cobriam as ruas a partir da porta de entrada de suas casas, as ondas escuras contra praias cobertas de rocha negra,

Apesar dos efeitos visuais surreais, a erupção no dia 24 não causou evacuações e nenhum dano sério foi relatado. Erupções do Etna vêm, porém, ocasionalmente. Os fluxos de lava da erupção 1992, levou à evacuação da população , foi conhecida por ser a mais grave.

etna-explosion by Carsten Peter Vulcano Etna by Carmelo Imbesi

 

Deixar uma resposta