Salada de Valeriana

Salada salmao

Salada de valeriana com salmão. 

 Salada de Valerianella locusta , uma planta que cresce em Italia.
Quando se fala em valeriana, pensa-se na planta medicinal da família das valerianáceas, que produz flores cor-de-rosa, que pode alcançar cerca de 1 metro de altura, cujas raízes podem ser utilizadas em preparações para tratar insónias, nervosismo, hipertensão arterial, ansiedade, angústia, enxaquecas, etc.

A valeriana que vos trago é outra (valerianela locusta) e pode ter muitas designações: valerianela, salada-de-milho, alface-cordeirinho, alface-de-coelho, alface-de-cordeiro, alface-de-terra, saboia, valeriana-hortense, valerianinha, fetticus, alface-do-campo, rapunzel e alface-de-ovelha (ou cordeiro). Este último nome é utilizado em Inglaterra porque as ovelhas gostam muito deste tipo de folhas.

Trata-se de uma pequena planta anual cultivada desde o tempo dos romanos. Era utilizada por camponeses europeus, até que o jardineiro real do rei Luís XIV a apresentou ao mundo. Também tem sido utilizada como alimento no reino britânico há muitos séculos e já aparece no herbário de John Gerard, médico e botânico inglês que viveu entre 1545 e 1611, em 1597. Mas só se tornou comercial em 1980.

Esta planta era muito consumida no inverno, como salada de inverno, pelos alemães, franceses e italianos. O nome  salada-de-milho é utilizado porque aparecia muito nos campos de milho, depois das colheitas.

Utilização

A valeriana é rica em vitamina C, A, betacaroteno, vitamina B6 e B9, vitamina E, ómega 3, ferro, caliço e fibra. A melhor época de consumo é no inverno e no princípio da primavera. Pode ser usada na salada com outros legumes, por vezes é utilizada em omeletas. Também é cozinhada com espinafres.

É uma excelente planta para substituir a alface no inverno e adapta-se bem a baixas temperaturas.

Receita Italiana

salada

Ingredientes para a salada: Valeriana, tomates pequenos, uma embalagem de salmão defumado, azeite virgem, sal, pimenta, e vinagre,  na receita foi utilizado  o   acetto balsamico. Lavar bem a valeriana, ajustar os ingredientes num tabuleiro e temperar.

Bom proveito!


Deixar uma resposta