Praia Grande – Sintra

 Praia Grande de Sintra

A Praia Grande em Sintra é servida por diversos   restaurantes e bares para todos os gostos e preços com grandes esplanadas onde se pode admirar o maravilhoso por do sol.

Praia Grande 

Tal como o seu nome indica, trata-se de uma praia ampla, muito frequentada pelos praticantes de surf e bodyboard, constituindo escala obrigatória nos campeonatos destas modalidades, existe uma escola de Surf  Praia Praia Grande Surf School

Praia Grande é uma praia do município de Sintra, em Portugal. Encontra-se integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Oferece um areal relativamente extenso – daí o seu nome. Com uma forte ondulação ideal, a praia é famosa pelas óptimas condições para a prática do surf e do bodyboard. Assiste-se nesta praia, todos os anos, a diversas provas de desportos náuticos, entre eles o campeonato mundial de bodyboard.

Possui uma piscina oceânica no extremo norte (entrada paga), enquanto que a sul existem vestígios de pegadas de dinossauros na falésia. Boa qualidade de água.[1]

A Praia Grande é ainda uma estância de veraneio para muitos habitantes da região de Lisboa e muito popular entre o jet set da capital portuguesa.

A estrada EN375, que dá acesso à praia, é servida por um apeadeiro do Elétrico de Sintra desde 1980 e no período 19041958.

O extremo esquerdo da praia, junto às escarpas, é uma das zonas mais concorridas pelos pescadores, famosa pela qualidade e quantidade de peixe.

 

 

esplanada do Pipeline.

Dinossauros na Praia Grande Sintra

O local atrai turistas e curiosos que pretendem observar as pegadas de dinossauro do período cretácico, nomeadamente de saurópodes, terópedes e ornitópodes[2], que se encontram marcadas nos rochedos ao fundo da praia.

Estas pegadas, com cerca de 110 a 115 milhões de anos, situam-se em bancadas quase verticais no topo sul da Praia Grande e tornam-se particularmente evidentes quando iluminadas com luz rasante.

Trata-se de um total 66 pegadas, das quais 51 distribuídas por 11 rastos, parecendo as restantes estar isoladas. Os rastos parecem ter sido feitos por animais bípedes.

Como curiosidade, não deixe de observar os vestígios da presença dos dinossauros que estão gravados na arriba sul da praia, em que é perfeitamente identificável uma jazida de onze trilhos de pegadas.

 


No extremo norte da Praia Grande, encontra-se uma das maiores piscinas de água salgada da Europa, com cerca de 100 metros de comprimento.

Onde as ondas gigantes rebentam e entram no espectáculo da natureza ao vivo  nas piscinas  pertencente ao Hotel das Arribas.

 


 

 

O Arribas Sintra Hotel

Fica Na Praia Grande Sintra a 10 minutos de carro do Parque Nacional de Sintra e a 7 km do Palácio e dos Jardins da Quinta da Regaleira na linda zona costeira de Colares.

O hotel dispõe de uma receção aberta 24 horas e de estacionamento privado gratuito no local. Esta propriedade também tem uma das localizações melhor pontuadas em Colares!

 

Imagens e Video de Gregória Correia

fonte Visitportugal

 

Booking.com

 

Conheça Sintra no Facebook