Polenta Toscana de farinha de milho

polenta com carne de porco

 Polenta Toscana 

 Polenta  de farinha de milho

A farinha de milho para a polenta é normalmente moida na mó de pedra. A polenta  é servida consoante a sua  consistência , com uma colher ou as fatias que são cortadas com uma linha de costura (conforme foto). Em Toscana a polenta se come tambêm frita, especialmente quando sobra da refeição anterior.A polenta é preparada com água, sal e farinha de milho.

 

 

 

Para obter uma boa polenta deve-se respeitar algumas regras simples:

  • A farinha tem que ser bem peneirada.
  • A proporção  deve ser de 1,5l de água para 400g de farinha fina, se a farinha nao é fina deve levar mais água e cozer mais tempo.
  • A proporção de sal é de 10g  para 1l de água.
  • Mexer sempre energéticamente
  • A polenta deve ser preparada numa panela de cobre. (no caso de nao ter a panela de cobre pode-se usar outra, mas requer mais atenção a nao deixar  queimar).
  • Deve-se ter sempre um tacho com água a ferver a parte se a polenta começa a ficar muito dura antes dos primeiros 30 minutos, junta-se água quente.

Preparação da polenta

Para 400g de farinha, ferver 1,5l de água,  juntar 15g de sal, quando a água ferve, juntar a farinha peneirada  na água fazendo-a cair rapidamente na agua  com a mão a modo de chuva  de maneira a não baixar a temperatura da água bruscamente, mexendo sempre com uma colher de pau, de modo a nao deixar criar grãos e deve-se continuar a mexer energéticamente sempre ate ao fim. em fogo vivo durante os primeiros 30 minutos de modo que nas paredes e no fundo da panela se forme uma ligeira crosta e a farinha se descole. Quando a polenta se descola  o fogo deve se baixar, e continua a cozer durante mais 30 minutos sempre mexendo sem parar.

Depois de uma hora a mexer a polenta esta pronta, meter uma tabua na mesa com um pano branco e versar a polenta en cima, deixar arrefecer um pouco, e por fim corta-la (como na foto).

 

 Polenta com carne de porco e feijão 

 

 Ingredientes para a receita italiana de polenta com feijao e carne de porco:

  • Feijão cozido previamente, na foto vê-se feijão branco mas esta receita faz-se com qualquer tipo de feijão seco.
  • Costeletas e alguns quadradinhos de carne magra de porco, tudo marinado por 12h com alho, sal  e vinho branco.
  • Salsichas frescas, devem de ser furadas com um garfo para o seu molho dar sabor a receita
  • Salsa, uma folhinha de louro, vinho branco, banha de porco, pimenta ou piri-piri  e  sal qb.

Modo de preparar: Frite a carne e as salsichas na banha (nao esquecer de furar as salsichas), junta-se a salsa, o louro , quando a carne estiver tostadinha, junta-se  vinho branco e o feijao, cobre-se e deixa-se apurar em fogo brando, tendo o cuidado de não mexer para nao partir os feijões. Depois de pronto serve-se acompanhado com a polenta.

Bom proveito

Aqui ficam algumas receitas de Italia faceis e baratas  que eu faço na minha cozinha.

Lasanha

Ragù

Pasta fresca

Esparguete com gambas e espargos

Penne agli scampi

Carbonara

Puttanesca

Receitas Italianas

Molho bechamel

Gregoria Correia




4 comments

Deixar uma resposta