Pasta Italiana caseira

pasta all uovo

 

Pasta fresca ao ovo

 

Receita tradicional de Itália

 

Hoje em dia são muito poucas as mulheres que se deleitam na preparação de um prato de massas caseiras.

Entanto, se você fizer as contas, não é preciso muito tempo para preparar uma boa massa, para trabalhar os ingredientes é necessário  15-20 minutos, 1 hora é o tempo que a massa deve ficar em repouso, 15 minutos, o tempo que leva para rolar a massa e obter a massa.

Portanto, agora o “jogo” está feito!

 

A primeira coisa importante é usar a madeira para amassar na verdade, a rugosidade da madeira é mais adequada do que uma superfície lisa, bata os ovos levemente com um garfo e, em seguida junte-os a farinha e comece imediatamente a amassar com os seus dedos de modo que o ovo não saia da fonte.

As primeiras vezes que você amassa , provavelmente, será mais fácil misturar os ingredientes em uma tigela grande, pelo menos até que todos os líquidos não sejam  absorvidos, e, em seguida, continuar a trabalhar sobre a superfície de trabalho, permitindo uma maior liberdade de movimento.

O terceiro passo é a adição de sal.

Evite amassar perto de correntes de  ar.

A proporção  é de  um ovo para cada 100 gramas de farinha. Normalmente uma porção de 100g de pasta  é suficiente  para uma pessoa

Outra coisa importante é o processamento: a massa é trabalhada  por pelo menos 10/15 minutos,  batendo ocasionalmente para a tornar mais elástica, quando a massa estiver pronta, deixe descansar em um pano úmido, ou plastico aderente p/ alimentos por 1 hora, em seguida, estenda  com o rolo da  massa um pouco de cada vez. Lembre-se de enfarinhar  a superfície de trabalho para se certificar de que a massa não cole.

Com estas poucas “regras” você vai ver que a sua massa vai ser suave e macia e suas receitas realmente insuperáveis.

 

Preparação:


A porção é de um ovo para cada 100gr de farinha.

 

Peneire a farinha e faça uma fonte  depois faça uma cavidade ao centro  e junte os ovos um a um (1-2), junte o sal (3).


Começando a partir do interior, agitar os ovos com um garfo ou uma colher, formando a fonte da  farinha a partir dos bordos (4-5) e, em seguida trabalhando com as mãos a massa a partir do exterior para o interior, misturando a farinha que está localizado na superfície de trabalho (6​​)


Se a massa não recolhe totalmente a farinha ou resulta um pouco dura, adicione uma ou duas colheres de sopa de água quente (7) e continue a amassar até obter um resultado suave e compacto (8).

Em seguida, enrole a massa em uma folha de  plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora em um lugar fresco, seco (9).


Depois de descansar, a massas fresca será mais suave e macia então prepare-se para tender. Farinha na superfície de trabalho e um rolo da massa (10). Molde a massa em forma  achatada, pressione levemente com os dedos (11). Uma das melhores técnicas para estender a massa é enrolar uma extremidade da massa sobre o rolo, segure com uma mão a outra extremidade da massa  e, em seguida, deslize o rolo. Deve ser feita pressão quando você empurra o rolo para fora e aliviar a pressão quando você move o rolo para o interior. Gire a  massa e repita o mesmo movimento até que você tenha atingido a espessura desejada.


Continue a trabalhar com o rolo, tendo em conta que a massa vai ter uma espessura de cerca de 0,5 mm (13). Quando você tiver esta espessura, você pode obter o tipo de massa que quiser. Para, tagliatelle, tagliolini, pappardelle ou lasagne enfarinhe bem  a massa (14) e, em seguida, enrole em si (15).


Cortar o rolo em muitas fatias (16), que terá uma largura diferente, dependendo do formato escolhido: a partir de 5 a 7 mm para o macarrão, o macarrão de 2-3 mm e 1,5-2 cm, para a massa. Depois de cortar as várias fatias, desenrole-as  imediatamente e coloque a massa em uma placa ou um pano (17) enfarinhada. Para obter os quadradinhos (18), para fazer uma boa canja de galinha, sobrepõem-se  as tiras de 1 cm de largura: com uma faca de corte em quadrados de 1 cm de lado.


Para obter a lasanha, com uma roda corte em retângulos de 20×14 cm (19), ou o tamanho que melhor se adapta ao tabuleiro que você vai usar para a preparação de lasanha. Basta colocar uma tira de preenchimento do retângulo de massa preparada para a lasanha ou enrolar-la para obter os “cannelloni” (20). O que fazer com restos de massa avançada? Nada poderia ser mais simples: maltagliati (21)!

Para preparar uma boa lasanha, caneloni, ou fazer uma simples massa tradicional  italiana é necessario saber fazer o Ragù conforme a receita nesta pagina.

Bom apetite!

fonte:giallo zafferano

Aqui ficam algumas receitas de Italia faceis e baratas  que eu faço na minha cozinha.

Lasanha

Ragù

Pasta fresca

Esparguete com gambas e espargos

Penne agli scampi

Carbonara

Puttanesca

Receitas Italianas

Molho bechamel

Existem no mercado maquinas muito simples  para estender a massa que facilita muito o duro trabalho com o rolo da massa.

pasta all uovo pasta all uovo