Páscoa em Itália

Cristo

 A Páscoa em Itália 

A tradição em Itália impõe-se nesta quadra da Páscoa, uma das festas mais simbólicas para o mundo Cristão.

Limpezas da Páscoa
Uma tradição que vai perdendo alguns adeptos nas cidades mas a maioria dos Italianos continuam ainda bastante fieis começam 15 dias antes da Páscoa a limpar as casas a fundo para receber o padre que passa a benzer todas as famílias e as suas habitações.(pulizia del prete).
Diz a lenda que durante a peste negra em atingiu o Mundo em 1334, a igreja ordenou para toda a população  fazer constantes limpezas a fundo nas casas na tentativa de combater a peste entre o povo, os padres tinham o dever de passar em todas as habitações para verificar se a limpeza era bem feita, por isso se chamava a limpeza do padre.

 A Quaresma 

O período da Quaresma corresponde aos quarentas dias anteriores à Semana Santa. Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o sábado anterior ao Domingo de Ramos. O primeiro dia da Quaresma chama-se assim, Quarta-feira de Cinzas, por causa do rito em que se deposita um pouco de cinzas na cabeça ou na fronte dos cristãos. Estas ‘cinzas’ são resultado dos ramos secos, usados no Domingo de Ramos do ano anterior, que foram guardados e agora incinerados. Os ramos passam pelo fogo purificador do sofrimento, do aniquilamento do egoísmo e orgulho. Essa passagem pelo fogo é Páscoa, mudança de vida e transformação de comportamento. Assim aqueles ramos ‘vitoriosos’, que simbolizaram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, iniciando o caminho da cruz para o calvário, estão reduzidos a cinzas. Essas cinzas lembram que Deus se reduziu à morte de cruz, para nos dar a vida eterna, a libertação da morte. As cinzas significam também, que devemos tomar consciência de nossos limites para motivar a mudança e a purificação de nossa vida. A imposição das cinzas em nossa cabeça significa, ainda, que a comunidade quer nos proteger, nos cobrir de energia e nos dar todas as forças e bênçãos de Deus.

 Semana Santa 

 A Semana Santa Começa com o Domingo de Ramos, quando se benzem ramos de oliveira ou ramos de palmeiras, e se lê o texto evangélico da entrada solene de Jesus em Jerusalém. Este ramo bento colocado em uma cruz em cada lar ou sobre alguma tumba no cemitério, quer simbolizar a força da vida e a esperança da ressurreição. A Igreja neste dia convida os fiéis a contemplar os padecimentos do Cristo em seu caminho para o calvário.

Na Quinta-feira santa  celebra-se a Ceia do Senhor, ou seja, a instituição da missa com a tradicional cerimônia de lavar os
pés . Há ao final da missa a cerimônia da adoração do Santíssimo Sacramento, com o tradicional canto em latim Tantum Ergo, ou Pange Língua.

Na sexta feira Santa em Italia come-se peixe

A última noite da Semana Santa é a chamada Vigília Pascal, ou Sábado de Aleluia, nessa noite a meia noite celebra-se o missa e todos os fieis vão benzer o pequeno almoço do Domingo de Páscoa que  é constituído por um ovo cozido para cada elemento da família estes ovos geralmente são decorados com pinturas e metidos num cestinho com um pano branco bordado juntamente com uma broa e uma garrafinha de água.

O pequeno Almoço do Domingo de Páscoa é um momento muito importante para a familia Italiana, mesmo os católicos não praticantes mantém esta tradição.
Toalha de linho na mesa, flores do campo na jarra, o cestinho decorado e benzido, toda a família reunida a mesa rezam o Pai Nosso . Depois começa-se o pequeno almoço bebendo um copo da agua benta com a broa e logo a seguir os ovos cozidos com sal e pimenta. Na mesa estão presentes todos os doces da tradicionais da Páscoa.
As crianças recebem sempre ovos de chocolate pela Páscoa, em vez das nossas tradicionais das amêndoas, em Itália as amêndoas utilizam-se nos baptismoscomunhões, crismas e casamentos.
Os ovos de Páscoa são de chocolate e têm sempre uma surpresa dentro.

Na Segunda feira em Itália é feriado Nacional  e todos vão comer no campo.

Boa Páscoa


One comment

Deixar uma resposta