Parmigiana de Beringela

Parmigiana de Beringela 

 

A  Parmigiana  de beringela ou melanzane tem as suas origens em Itália

Ingredientes:

Beringela 1,5 kg

Cebola pequena 1

Basilico mangericão algumas folhinhas

Parmigiano reggiano  parmezão 150 g

Azeite  1 dl

Sal  grosso (per espremer  as beringelas) 100 g

Sal fino q.b.

Caciocavallo, mozarela ou outro queijo fundente   500 g

Alho: 1 dente

Concentrado de tomate: 2 colheres

Calda de tomate 1,4 lt

Óleo de sementes para fritar

 

  beringela

 

Para preparar a beringela parmigiana iniciar pelo molho de tomate: Numa frigideira funda , deite um pouco de azeite (1) e adicione o alho e cebola picada (2). Deixe apurar por alguns minutos, em seguida, adicione o tomate (3) e o extracto de tomate dissolvido em um pouco de água, adicione sal e pimenta a gosto e cozinhe até que o molho fique denso.

beringela _seq1

 

Quando o molho engrossar (4), adicione as folhas de manjericão (5) e desligue o fogo. Corte em fatias finas o queijo (6);

parmigiana_seq2

após as beringelas lavadas e secas (7), tire os pés (8) e corte  em fatias de cerca de 1 cm de espessura com a direcção do comprimento (9).

parmigiana_seq3

Organizar em camadas em uma peneira e polvilhe cada camada com sal grosso (10). Deixe descansar a beringela por  1 hora, de modo a expulsar uma boa parte do líquido amargo que as caracteriza. Após este tempo, enxaguar com água corrente (11) e secar completamente (12).

parmigiana_seq4

Em uma frigideira grande despeje o óleo de semente abundante, em seguida, frite a beringela, um pouco de cada vez, de modo a não reduzir a temperatura do óleo (13); virá-las em ambos os lados (14), em seguida, escorra em papel (15).

parmigiana_seq5

Sobreponha outro papel absorvente (16); Em seguida, untar um tabuleiro 15×20 com óleo (17) espalhe no fundo  um pouco de molho ‘(18).

parmigiana_seq6

Coloque três fatias de beringela de  atravessado (19), um pouco de “molho e parmesão ralado (20) e uma camada de fatias de queijo (21).

parmigiana_seq7

Coloque outra camada de beringela e  molho (22), em seguida, novamente Parmesão, fatias de queijo (23) e começar de novo com uma camada de beringela (24).

parmigiana_seq8

Continue até que todos os ingredientes forem usados, terminando com as berinjelas (25). Cubra com o restante do molho e queijo parmesão ralado (26). Asse em forno pré-aquecido a 200 ° por 40 minutos (se ventilada a 180 ° durante 30-35 minutos). Depois de cozido, deixe a parmigiana no forno desligado por pouco tempo para  descansar  e congela melhor. Então (27)  sirva quente ou frio!

parmigiana_seq9

Conselho:

Em primeiro lugar, a escolha da berinjela:

Existem de todos os tipos, mas as beringelas perfeitas para esta receita são grandes, ovais, de um belo roxo  escuro lúcido e, ao toque, deve ser firme – (nem muito duro nem muito mole). Em alternativa ao Caciocavallo (tipo de queijo Italiano utilizado na receita original )poderia substituí-lo com mussarela deixando a  drenar bem antes do uso ou outro tipo de queijo fundente.

As Beringelas podem ser  grelhadas  depois de drenadas ,  certamente mais light.

Fonte: http://ricette.giallozafferano.it/Parmigiana-di-melanzane.html

Traduzido por Sirvo.net

Deixar uma resposta