Home » Gelados Italianos

Gelados Italianos

 Gelados Italianos 

 

A origem dos gelados Italianos

Para preparar a maioria  dos gelados é necessario usar a maquina de fazer gelados, existe  a venda no mercado Português algumas maquinas tem a capacidade de 2 litros e são perfeitas para confeccionar uma sobremesa deliciosa e fresca .

A palavra gelado apareceu somente no Ano de 1565 na família Nobil de Medici de Firenze (Itália). O gastrónomo Bernardo Buontalenti, aperfeiçoou o método, com a mistura de ingredientes obtendo assim os “Dolce Gelados”.

Depois de 100 anos Procopio natural de Palermo (Italia), inventou uma máquina que permite  uma grande melhoria de qualidade do gelado propagando-se assim para todo o mundo sempre através de empreendedores italianos.

Com o passar dos anos o gelado sofreu grandes modificações deixando de usar não só mel e sumos, mas também leite, natas e ovos.

Na história do gelado dos últimos 400 anos foi descoberto que misturando gelo e sal num recipiente conseguia-se produzir frio abaixo de zero graus, capaz de transformar uma mistura de leite, ovos, natas e açúcar, obtendo-se o chamado gelado.

Começa assim o primeiro utensílio para a fabricação de gelados. Constituído por um recipiente de cobre e colocado dentro de um outro recipiente de madeira contendo, entre estes, gelo e sal.

Só em 1813 graças ao americano Kelvin, utilizando o principio em que o gás espalhando-se produzia frio, é que apareceram as primeiras máquinas do gelado.

Com este sistema e o continuo desenvolvimento das máquinas para fabricar gelado, conseguiu-se baixar a presença de matérias gordas aumentando-se o açúcar obtendo-se assim um produto mais homogéneo, cremoso e saboroso.

Está na experiência e na arte dos “Geladeiros” aperfeiçoando os gelados consoante as exigências e os gostos dos seus clientes.
Seja qual for a maneira de produzir o gelado, o certo é que o seu consumo tem  aumentado       constantemente, fazendo parte do dia a dia de cada um de nós.

Para quem estiver interessado nesta matéria pode frequentar o curso para gelataria, feito por um casal Italiano residente em Portugal.

“Este Curso é dirigido a aspirantes geladeiros que não têm uma base adequada de conhecimentos técnicos para a produção de gelados artesanais.

No Curso Completo de Gelataria, terá 5 dias para aprender o ABC do gelado.

O curso inclui aulas teóricas e práticas de demonstração.

As aulas teóricas vão explicar os conceitos básicos do comércio e discutir ferramentas e técnicas necessárias para executar correctamente a profissão.

As aulas práticas vão permitir aplicar os conceitos aprendidos e serão uma oportunidade de aprender, através do uso da máquina de produção, a produzir os gelados” para saber mais entre em Il Gelato Italiano Artigianali.   




 Receitas de gelados Italianos

 

Bookmark and Share

commentscomments

  1. [...] Gelados Italianos [...]

Leave a Reply