Esparguete alla puttanesca

Esparguete alla Puttanesca

Receita de pasta Italiana “Spaghetti alla puttanesca”

Esparguete alla Puttanesca é uma das receitas mais típicas de Itália.

esparguete alla puttanesca

Ingredientes para 4  pessoas abundante

400 g de esparguete

70g de azeitonas verdes

1 colher de a alcaparras

2 anchovas em salmoura

500g de tomates

1 dente de alho

1 raminho de salsa

5 colheres de azeite

Queijo ralado, sal e pimenta qb.

receita fácil, tempo 20 minutos

Preparação do Esparguete alla puttanesca

Pelar os tomates, tirar as sementes e cortar em quadradinhos, pelar os alhos, cortar aos bocadinhos as anchovas, tirar os caroços e cortar as azeitonas  as rodelas, cortar as alcaparras.

Fazer saltear em uma frigideira com o azeite o alho inteiro, os tomates, as azeitonas, as anchovas  e as alcaparras, temperar com sal e pimenta e deixar cozer por cerca de 15 a 20 minutos mexendo regularmente e por fim juntar a salsa picada e tirar o alho.

Ponha uma panela com  água  em abundância a ferver, quando a água estiver em ebulição, juntar um punhado de sal e meter o esparguete  deixar cozer ao dente* por 10 ou 11 minutos, depende da qualidade  e da marca (normalmente o tempo de cozedura  esta escrito na embalagem), quando o esparguete estiver cozido, coar a água toda e juntar o esparguete com o preparado anterior na frigideira, acender o fogo alto e saltear* tudo junto.

Transferir tudo num tabuleiro ou uma terrina juntar um pouquinho de salsa picada, decorar com uma ou duas anchovas e servir bem quente.

Quando a pasta estiver nos pratos deve-se polvilhar com queijo ralado, neste caso o queijo é de ovelha  “pecorino Romano” pode-se ralar qualquer queijo de ovelha.

*Cozer ao dente=  não deixar cozer a massa ou o arroz  a ponto de  se desfazer, é ao dente quando se prova e se sente nos dentes o interior da massa ou arroz  inteiro

*Saltear =  mover a frigideira em fogo alto  de modo a  deixar secar o molho e os ingredientes se misturem .

Fotografia e receita de Gregória Correia.

 

 

3 comments

Deixar uma resposta