Carbonara

carbonara

Carbonara  

 A Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que usada na sua preparação.

A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga. O toucinho indicado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.

 

Ingredientes para massa italiana alla carbonara :

 

Bochechas de porco ou entremeada  cortada aos quadradinhos, ovos, queijo pecorino ralado ( podem utilizar queijo de ovelha), sal, pimenta,  massa ou esparguete, normalmente usa-se esparguete.

Preparação:

Ferver agua abundante numa panela para cozer a massa, quando a agua estiver a ferver juntar sal e a massa para cozer.

Fritar a entremeada na sua gordura até ficar transparente e deixar arrefecer.

Bater os ovos numa taça grande.

Juntar o queijo ralado aos ovos.

Juntar a entremeada ao preparado anterior.

Por fim juntar a massa ,tempere de sal e pimenta abundante, misturar bem e  rapidamente, para o calor da massa não cozer os ovos, esta mistura deve ficar muito  cremosa conforme se vê na imagem,  servir imediatamente.

Preparar  uma taça  com queijo de ovelha  ralado para por na mesa e  ser usado directamente nos pratos.

carbonara

 

Bom proveito

Nota: pode utilizar vários tipos de queijo aproveitado assim os restos que estão no frigorífico, tenha cuidado com o sal, se o queijo é muito curado e salgado, pode estragar a receita.

Pode ver mais receitas de massas Italianas aqui

Deixar uma resposta