Base da pizza á Italiana

focaccia al rosmarino

Massa para a base da pizza passo a passo, com imagens a ilustrar.

A massa da pizza é uma preparação básica feita com farinha, água, fermento, óleo e sal, que servirá para fazer todas as pizzas que você quiser,  finas como na pizzaria, ou mais altas como aquelas vendidas as fatias.

Ingredientes para 4 pizzas de 30cm cada:

Agua 600ml

Azeite virgem 5 colheres de sopa

Sal :20g

Fermento de padeiro:   25gr

Farinha: 1 kg

Açúcar: 2 colherinhas de café

Preparação:

A preparação da massa para a pizza, não vai demorar muito tempo e, se você seguir as precauções descritas na receita, você pode obter uma massa elástica, macia, bem levedada.

Lembre-se de começar a preparar a massa para pizza, pelo menos um par de horas antes de as meter no forno, de forma a permitir uma boa fermentação.

Para preparar a massa para a pizza faça um monte com a farinha em num plano de trabalho (ou em uma tigela grande) e faça um buraco no centro.  Pegue uma tigela de vidro, coloque um copo de água morna, o fermento de padeiro(1)  e açúcar (2). misture bem até  derreter tudo bem e coloque-o no centro da farinha (3)

Agora, 20 gramas de sal em outro copo de água quente (4), adicionar o azeite (5), e misture-os na farinha. (6)

Mantenha perto de você um pouco de farinha e a água morna restante, que irá integrar na massa pouco a pouco, até chegar a consistência desejada, que deve ser macia e elástica ( dependendo da farinha utilizada, pode servir um pouco “de água mais ou menos.)

Continue a (7) amassar até obter uma massa lisa e macia (8), mas consistente, com a qual vai formar uma bola e coloque-a numa tigela grande , devidamente polvilhada com farinha na parte inferior (lembre-se que a massa vai dobrar seu volume). Cubra a tigela com um pano limpo (9) e conserve-a  num lugar quente longe de correntes de ar. Espere até que a massa tenha dobrado de tamanho (que leva cerca de uma hora – 1 hora e meia) e, em seguida, proceder a elaborar a massa para a pizza.

Sugestão

Se você não tem pratica, talvez seja mais fácil de trabalhar a massa da pizza em uma tigela grande, pelo menos até que todo o líquido não é bem absorvido, e mais tarde quando a massa for mais seca trabalhe-a num plano liso.

Depois de amassar a massa para a pizza, em vez de formar uma única bola, você pode dividi-la em bolas no numero de quantas pizzas quiser obter (dependendo do tamanho que você escolheu), fazendo-os repousar separados alguns centímetros um do outro num tabuleiro polvilhado de farinha e deixe crescer em local aquecido e livre de correntes de ar, coberto com um pano limpo.

 Fonte: http://ricette.giallozafferano.it/Impasto-per-pizza.html

focaccia al rosmarino focaccia

 

Deixar uma resposta