Anchovas Marinadas

 Anchovas Marinadas

Alici ou acciughe marinate anchovas marinadas,  uma receita  típica Italiana de entradas ou aperitivos em todas as zonas marítimas.

A facilidade de preparação, juntamente com a disponibilidade de matérias primas , formam  um dos pratos  sempre presente nas mesas dos Italianos. As anchovas assim preparados são um óptimo aperitivo frio e pode-se manter no frigorífico por dias e dias.

anchovas

             ingredientes:

  • Alho:1 dente
  • Limões: suco de 2
  • Salsa picada: um punhado
  • Azeite:½ xícara
  • Pimenta a gosto
  • Vinagre de vinho branco: 2 colheres de sopa
  • Anchovas: 500 gr frescas

Preparação

anchovas marinadas 1

 

A primeira coisa a fazer na preparação desta receita é preparar a marinada: salsa picada  (1),   azeite virgem num tabuleiro, alho picado (2), vinagre e o sumo de limão (3), adicionando uma pitada de sal, pimenta,

anchovas 3

salsa muito finamente picada (4) . Agora limpe as anchovas (5), tire as escamas com uma faca, retirando a cabeça, e corte-as  ao longo da barriga para abrir como um livro, tire as tripas e a espinha central obtendo, assim os filetes, evite dividir as duas metades do peixe. Colocar num tabuleiro uma camada de marinada, e acamar a primeira camada de anchovas (6), tomando cuidado para não as quebrar; continue assim até ao final. Deixe marinar, pelo menos, 5 horas antes de servir.

Conselho

As anchovas marinadas podem ser preparadas ou com limão ou com vinagre ou como na minha receita a partir de uma mistura dos dois. Em ambos os casos, o cozimento dos filetes  (marinado) ocorre pelo contacto com o líquido. Com limão são apenas 3 ou 4 horas de marinada, com vinagre você tem que considerar pelo menos 12 oras. Para  tornar  mais apetitosa a  preparação e colorida, adicione meia cenoura picadinha. Para quem não gosta muito do forte sabor de limão ou vinagre, pode colocar as anchovas a marinar nos ingredientes e depois de passar  o tempo necessário deite fora  o líquido da marinada e tempere com o restante dos ingredientes. Este saboroso aperitivo pode ser servido acompanhado com fatias de pão caseiro torrado.

Curiosidades

Marinar é um método de cozinhar a carne ou o peixe  que é feito por imersão do alimento num líquido acido é importante que durante este processo não use recipientes de alumínio ou de cobre que iria liberar substâncias tóxicas, é muito melhor preferir recipientes de plástico, vidro ou cerâmica.

Veja mais receitas Italianas aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*