Alcachofras á romana

alcachofras
Alcachofras a romana – Carciofi alla romana 

Alcachofras a Romana é, como você pode imaginar a partir do nome, um esboço da típica gastronomia de Italia   em particular da cidade de Roma.

A alcachofra sempre foi um vegetal muito popular usado na culinária romana. Especificamente, as de cor viola escuro, muito apropriadas para a produção deste tipo de receitas.

Ingredientes:

  • 8 Alcachofras
  • 2 dl de azeite virgem
  • 1 limão
  • 50 g de pão ralado
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de hortelã picada
  • 2 colheres de salsa picada

carcioforomanaok_seq1

Primeiro encarregue-se de limpar as alcachofras : Retire as folhas externas mais duras, com uma faca  afiada deslize em movimento espiral desde a base até o topo da alcachofra e, finalmente, corte uma parte do tronco deixando apenas 4 cm. Espalhe as folhas das alcachofras com as mãos para que você possa remover a barba que esta  dentro e coloque as alcachofras limpas, em um recipiente com água e limão para evitar oxidaçao.

carciofiromanaok_seq2

Deixe-as de molho por alguns minutos, enquanto isso pique o  alho, hortelã e salsa e adicione o pão ralado, um pouco de azeite e uma pitada de sal (5-6).

carciofiromanaok_seq3

Com uma colher de chá, preencha as alcachofras, que já expandiu (alargando-as com os dois polegares), com o recheio das ervas aromáticas e pão ralado (7). Tempere com sal as  alcachofras na superfície  (8) , coloque as alcachofras numa frigideira funda antiaderente, regue com o azeite  restante e deixe refogar por dois minutos (9),

Alcachofras  a Romana 4

 

em seguida, adicione água até a metade da cabeça dal alcachofra (10), tape a panela com uma tampa (11) e cozinhe em fogo moderado.
Depois de cerca de meia hora controle as alcachofras , que devem ser finalizadas (12), espetando com um garfo e, se estiver pronto, servir a mesa ainda quente, regando com o seu molho.

As alcachofras alla romana servidas quentes são particularmente adequadas para acompanhar as refeições de carne, queijo e ovos,  é uma receita deliciosa, uma boa alternativa aos acompanhamentos  tradicionais, quando a faço na minha casa, todos gostam muito.  As alcachofras também  são muito boas frias,  servidas como entradas. Bom Proveito.

Pode ver mais receitas Italianas  aqui.

(Fonte e fotografias de  Giallo Zafferano)