A torre de Pisa pendente


Visitar a cidade de Pisa Italia e a sua Torre pendente é uma experiencia unica de grandes belezas arquitectonicas e artisticas.

A torre de Pisa é uma obra d’arte em marmore branco destinada a ser o campanario autonomo da catedral Duomo e fica situada na praça de Duomo, chamada tambem “Campo dei Miracoli” extraordinario exemplo de arquitectura o Duomo de Pisa é uma obra d’arte romanica e um grande centro turistico da Toscana Italia.

Inicialmente destinada a ficar na vertical a torre começou a inclinar-se logo apos o inicio da construçao do terceiro andar em 1178, devido a fundaçao de tres metros mal construida num terreno fraco e instavel. A construçao foi paralisada por um seculo porque o povo de Pisa estava em guerra com Genova, Lucca e Florença.

Em 1272 reeniciaram a construçao na tentativa de compensar a inclinaçao os engenheiro construiram os andares com o lado oposto a enclinaçao mais baixo e a torre comecou-se a inclinar noutra direçao. por isso a torre faz uma ligeira curva. Em 1655 finalmente foi instalado o ultimo dos sete sinos (um para cada nota musical) no oitavo andar.

A Torre tem 55,86m de altura e pesa 14.700 toneladas. Antes do trabalho de restauraçao de 1990 a 2001 a torre tinha uma inclinaçao de 5.5 graus, o trabalho resultou numa inclinaçao de 3.99 graus, significa que o topo da torre esta a uma distancia de 3,9 metros da posiçao normal na vertical.

A boa novidade é que a torre esta aberta ao publico e nao cai durante os proximos 300 anos.

One comment

Deixar uma resposta